Esta atividade pode ser aplicada pelo professor de Português, aproveitando conteúdos desenvolvidos nas aulas de Geografia. Se, por exemplo, a classe estiver estudando a região Sul, o texto produzido abrangerá essa região . Se o professor de Português desejar, poderá aplicar a atividade desvinculado dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Geografia, dando ampla liberdade ao aluno de escolher por onde ele vai voar com seu tapete mágico. Se quiser, fazer um livrinho com o texto e as ilustrações.
DESENVOLVIMENTO
- Dar para a classe o texto abaixo:
TAPETE MÁGICO
Caetano Veloso
Mas nada é mais lindo
Que o sonho dos homens fazer um tapete voar
Sobre um tapete mágico eu vou cantando
Sempre um chão sob os pés, mas longe do chão
Maravilha sem medo, eu vou onde e quando
Me conduz meu desejo e minha paixão
Sobrevôo a Baía da Guanabara
Roço as mangueiras de Belém do Pará
Paro sobre a Paulista de madrugada
Volto pra casa quando quero voltar
Vejo o todo da festa dos navegantes
Pairo sobre a cidade do Salvador
Quero de novo estar onde estava antes
Passo pela janela do meu amor
Costa Brava, Saara, todo o planeta
Luzes, cometas, mil estrelas no céu
Pontos de luz vibrando na noite preta
Tudo quanto é bonito, o tapete e eu
A bordo do tapete você também pode viajar, amor
Basta cantar comigo e vir como eu vou
- O professor poderá fazer a interpretação escrita ou oral do texto acima.
- Os alunos deverão se preparar para fazer um texto, seguindo os seguintes passos:
1- Cada aluno deverá escolher um lugar ou vários por onde queira passear com seu tapete mágico. Se a atividades for desenvolvida com os conteúdos aprendidos nas aulas de Geografia, o professor deverá delimitar os locais. Por exemplo: região Sul.
2- No caderno, cada aluno fará um levantamento do que há no lugar por onde vai passear: estradas, cidades, praias, vegetação, comidas típicas, folclore, divertimentos e tudo o mais que achar interessante. No caso de aproveitar conteúdos de Geografia, o professor poderá colocar na lousa os tópicos,que serão utilizados por todos.
3- O professor pedirá para cada aluno se imaginar voando num tapete e sobrevoando o local escolhido. Pedirá , então, que comecem a escrever o texto em primeira pessoa.
4- No primeiro parágrafo, a introdução, ele deverá contar como conseguiu o tapete mágico: por obra de algum gênio que encontrou, por presente de alguma fada, ou outro meio qualquer. O parágrafo deverá terminar contando o destino que escolheu para viajar.
5- Do segundo parágrafo em diante, o aluno deverá narrar a sua viagem passando por todos os lugares que escolheu, utilizando trechos descritivos.
6- O aluno poderá descer do tapete, visitar atrações turísticas, conversar com pessoas do local e participar de situações quotidianas do lugar.
7- No último parágrafo, deverá concluir o seu texto, colocando um fecho interessante.
8- No caso de se fazer um livrinho com o texto, o professor deverá corrigi-lo para que o aluno passe-o a limpo;
9- Em tantas folhas de sulfite quantos forem os parágrafos do texto, fazer uma margem de 2 cm e desenhar uma figura referente ao texto que será colocado na página, observando a distribuição;
10-Passar cada parágrafo do texto a limpo na folha de sulfite, junto a figura correspondente;
11-Fazer uma capa em que haja uma cena do texto;
12- Criar uma dedicatória, fazer um breve resumo e uma rápida biografia do autor.
Fonte: www.cursodesafio.com.br/
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