Joãozinho e sua mãe viviam sozinhos em uma cabana. Os dois eram tão pobres que, muitas vezes, passavam fome. Um dia a mãe de Joãozinho disse que teria de vender a vaca.
Quando Joãozinho caminhava para o mercado, puxando a vaca, encontrou um homem que foi logo dizendo: “Troco essa vaca por uns feijões mágicos”. Os feijões eram tão bonitos que Joãozinho não resistiu. Aceitou a troca!
“Feijões mágicos, era só o que faltava!”, gritou sua mãe quando ele voltou. “Meu filho, como pode ser tão bobo!” Dizendo isso, jogou os feijões pela janela.
Quando Joãozinho acordou, no dia seguinte, viu um tremendo pé de feijão! Era tão grande que parecia chegar até as nuvens.
Como gostava de aventuras, começou logo a subir pelo pé de feijão. Chegando lá em cima, viu um grande castelo.
Joãozinho correu para lá e bateu na porta. Uma velha veio abrir e deixou-o entrar, mas foi logo avisando que o dono do castelo era um gigante muito malvado.
A velha escondeu Joãozinho no armário, bem na hora em que o gigante entrava na sala. “Sinto cheiro de menino!”, gritou o gigante. Mas a velha disfarçou, mostrando a carne que estava no fogo.
Depois de comer, o gigante mandou que a velha trouxesse a sua galinha mágica. A velha obedeceu correndo. “Ponha!”, rugiu o gigante. E a galinha logo pôs um ovo inteirinho de ouro. “Agora traga minha harpa mágica!”, ordenou o gigante. A velha foi depressa buscá-la. “Toque”, rugiu o gigante. E imediatamente a harpa começou a tocar sozinha a música mais suave deste mundo.
A harpa continuou tocando e a cabeça do gigante começou a balançar. Logo pegou no sono, roncando alto. Joãozinho, espiando por uma fresta do armário, tinha visto tudo.
Saiu do armário na ponta dos pés, pôs a galinha debaixo de um braço e a harpa debaixo de outro e fugiu correndo. Mas a harpa, que era encantada, gritou alto: “Patrão!” O gigante acordou, correu para pegar
Joãozinho, descendo atrás dele pelo pé de feijão. Mas Joãozinho chegou primeiro, apanhou o machado e começou a cortar sem parar, até que o pé de feijão e o gigante caíram mortos no chão.
Daquele dia em diante, Joãozinho e sua mãe, que não eram mais pobres, viveram felizes com a galinha que punha ovos de ouro e com a harpa que tocava músicas maravilhosas.
I) Analise criticamente as perguntas que seguem. Classifique-as de acordo com o tipo de leitura.
1. Onde mora Joãozinho?
2. Com quem ele vive?
3. Copie trechos do texto em que se percebe que a velha tinha medo do gigante.
4. Transcreva do texto palavras ou expressões que demonstram que o gigante é autoritário/mandão.
5.O texto mostra que Joãozinho pegou a galinha e a harpa e fugiu correndo. O que isso significa? O que você acha da atitude de Joãozinho?
6 Copie do texto trechos que mostram que Joãozinho é ladrão.
7. Identifique partes do texto que mostram que Joãozinho é curioso / assassino / Latrocida.
8. Onde a velha escondeu Joãozinho?
9. Qual foi a reação da velha ao ver que o gigante se aproximava de onde Joãozinho estava?
10. Identifique no texto elementos que mostram que a galinha tem medo do gigante, é
explorada/submissa e subserviente ao gigante.
11. Identifique no texto elementos que mostram que o gigante não tem respeito para com os outros, que é autoritário e que oprime aqueles que o cercam.
12.“Depois de comer, o gigante mandou que a velha trouxesse a sua galinha mágica. A velha
obedeceu correndo”. O que se pode dizer sobre a atitude / comportamento do gigante em relação à velha?
13. Transcreva elementos do texto que mostram que a velha é submissa, subserviente ao gigante?
14. O texto mostra que o gigante mora em um castelo e que Joãozinho mora em uma cabana. O que isso significa?
15. Qual foi a solução da mãe, no início da história, para conseguir dinheiro?
16. Quando a mãe de Joãozinho decide vender a vaca é ele que vai ao mercado, puxando a vaca, para vendê-la. O que você acha sobre a atitude de Joãozinho?
17. Joãozinho entrou na casa do gigante sem sua permissão, pegou sua galinha que botava ovos de ouro e sua harpa mágica, que toca músicas maravilhosas. O que você acha sobre a atitude de Joãozinho?
18. Joãozinho cortou o pé de feijão e o gigante caiu de lá de cima e morreu. O que você acha sobre a atitude de Joãozinho?
19. “Daquele dia em diante, Joãozinho e sua mãe, que não eram mais pobres, viveram felizes com a galinha que punha ovos de ouro e com a harpa que tocava músicas maravilhosas”. O que você acha sobre a atitude de Joãozinho e de sua mãe?. O que você acha que diria um delegado de polícia sobre as atitudes do Joãozinho e de sua mãe?
20. Qual é a ideologia do texto?
21. Você acredita que dinheiro traz felicidade?
22. O que você faria se você e sua mãe estivessem passando fome, não tivessem dinheiro algum e vissem, dentro de um carro, uma carteira cheia de dinheiro?
Fonte: Prof. Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário